Por Lourdes Manhani
Em um mundo cada vez mais acelerado e digitalizado, onde a atenção é constantemente disputada por estímulos externos, muitas pessoas se veem presas em um ciclo de desconexão de si mesmas. Absorvidas pelo ritmo frenético do dia a dia, elas se afastam da própria essência, ignorando os sussurros da intuição e as necessidades mais profundas da alma.
Essa desconexão de si mesmo se manifesta de diversas formas: na dificuldade de tomar decisões, na falta de clareza sobre os próprios objetivos e valores, na constante busca por validação externa e na incapacidade de lidar com emoções desafiadoras. É como se estivéssemos vivendo com um piloto automático, sem tempo ou espaço para refletir sobre quem realmente somos e o que realmente importa.
Mas como podemos resgatar essa conexão perdida?
O primeiro passo é reconhecer a importância da autoconexão e se comprometer com a jornada de reencontro consigo mesma. Isso significa dedicar tempo para a introspecção, com práticas como a meditação, a escrita reflexiva ou o contato com a natureza. Todas essas questões contêm uma chave primordial: o autoconhecimento.
É a partir dele que você irá reconhecer-se, conectar-se e trabalhar em si a busca pela perdida desconexão.
Ouvir a si mesma é fundamental. O quanto você presta atenção a tudo a sua volta, vozes externas e estímulos? Agora analise o quanto você tem prestado atenção a você, a seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas? Permita-se sentir todas as emoções, sem julgamentos, e use-as como bússolas para navegar pelos desafios da vida. Abrace a sua individualidade, com todas as suas qualidades e imperfeições. Destaque especial à permissão, pois sem ela, infelizmente, não há como resgatar-se ou reconectar-se.
Reconectar-se consigo mesma também significa cuidar do seu corpo, da sua mente, das suas emoções e da sua espiritualidade. Alimente-se de forma saudável, pratique exercícios físicos regularmente, durma bem, cultive hobbies que tragam alegria e satisfação, conecte-se com o divino que habita em você e acolha suas emoções.
Aprenda a dizer sim para você como um ato de amor-próprio, é essa a individualidade à que nos referimos anteriormente.
Lembre-se: você não está sozinha nessa jornada. Existem diversas ferramentas e recursos disponíveis para auxiliá-la no processo de autoconexão.
Busque grupos de apoio, participe de workshops ou procure a orientação de um profissional especializado.
O caminho para o reencontro consigo mesma pode ser desafiador, mas a recompensa é imensa. Ao se conectar com a sua essência, você encontrará a paz interior, a força para superar obstáculos e a clareza para viver uma vida autêntica e plena. Comece hoje mesmo a jornada de volta para você!
A Eloluz tem ferramentas para lhe ajudar nessa jornada. Me envie uma mensagem de como esse artigo reverberou no seu coração e vamos conversar.
Aguardo sua mensagem:
Acesse : https://wa.link/u159fb
Colunista Entrelaçada
Lourdes Manhani
Uma apaixonada por despertar e potencializar o que há de melhor em cada ser humano. Com mais de 20 anos na área de desenvolvimento humano, com diversas formações na área terapêutica e na área de humanas.
Gestora emocional, professora, escritora, mentora e sócia da Eloluz Gestão integrada, uma empresa que ajuda empreendedoras a gerirem seu tempo, organizar suas finanças e a crescer com planejamento e gestão emocional.
@eloluz.gestao
Respostas de 9
Excelente artigo para reflexão sobre si mesmo. Parabéns Lourdes, por despertar nas pessoas a importância do olhar para si.
Grata por sua participação, estamos juntas nessa jornada
Perfeita reflexão!! Nós somos o ser mais importante que existe o amor próprio é o princípio para conseguirmos enxergar a dor do outro.
Realmente querida é isso mesmo. Gratidão por sua participação
Sempre bom olharmos para nós mesmos. Obrigada pela reflexão Lourdes!
Gratidão querida por sua participação
Uma inspiração. Parabéns Lourdes!
Gratidão querida por sua participação.
Excelente artigo para nossa reflexão!
Olhar para dentro de nós, sem julgamentos e com amor!
Nos colocar em primeiro lugar nas nossas ações e reflexões.
Gratidão por nos manter em constante contato com nosso eu interior!