Por: Priscila Cristine Ribeiro
Nós mamães, educadoras ou terapeutas, quando observamos o desenvolvimento das crianças, geralmente nos concentramos nas etapas que eles atravessam. Engatinhar, por exemplo, é um marco crucial, importante, necessário e com influência em todo o desenvolvimento do ser humano para o resto de sua vida. Segundo o especialista em desenvolvimento infantil, por exemplo, Dr. Daniel Stern, “cada etapa do desenvolvimento motor é fundamental para a formação da identidade da criança”. No entanto, você já parou para relacionar esta jornada com a formação de um novo empreendimento?
Introdução
Sou professora de educação física escolar. Dou aulas para crianças do 1º ao 5º ano.
Com 25 anos de experiência, tanto como educadora de crianças com desenvolvimento típico quanto atípico, percebo que cada movimento corporal é muito mais do que apenas uma sequência de ações físicas.
Também sou empreendedor e convivo com várias mulheres que também decidiram empreender, na maioria das vezes por necessidade e em outras, pela realização de um sonho. Muitas delas não se preparam para isto; iniciaram o seu empreendimento de uma hora para outra.
Para começar a trocar os primeiros passinhos, o bebê deve passar por fases, assim como a empreendedora transcorre um processo. Ou seja, o desenvolvimento motor é uma construção complexa que pode ser comparada ao processo de criação de uma empresa.
A Importância das Etapas
Você já viu alguma criança que não engatinhou e começou a andar? Não é incomum que crianças pulem a fase de engatinhar.
Embora isso possa parecer um avanço, essa omissão pode ter consequências a longo prazo. Engatinhar fortalece os músculos, melhora a coordenação de membros superiores e inferiores e desenvolve o equilíbrio – habilidades essenciais para o caminhar.
Pode parecer besteira, mas você sabia que se essa fase for pulada, a criança poderá enfrentar dificuldades em realizar atividades mais complexas na vida adulta?
Por outro lado, em se tratando de empreender, muitas mulheres iniciam seus negócios “na raça”, sem seguir etapas fundamentais como aprendizado, planejamento e pesquisa. Elas podem ter uma ideia incrível e um desejo ardente de empreender, mas se não dedicarem tempo para estudar o mercado, criar um plano de negócios e desenvolver um mindset empreendedor, podem acabar enfrentando dificuldades, que podem levar à falência e encerramento do seu negócio.
O Empreendedorismo sem Preparação
Se empreender já pode ser desafiador, imagina sem preparação?
Assim como o bebê que pula etapas importantes do desenvolvimento motor, você sabia que a falta de capacitação em determinados conteúdos, seja na área de educação financeira, marketing, vendas, ou outros, pode levar a desafios significativos.
Um exemplo disto: muitas empreendedoras não sabem precificar seus produtos ou serviços adequadamente, acabam não tendo lucro merecido, nem o mínimo para a sobrevivência da empresa.
Como se preparar para empreender?
O Movimento “Eu Sou Mãe Empreendedora” foi criado por duas mães empreendedoras, com o objetivo de ajudar outras mães empreendedoras a construir uma base sólida para seu empreendimento.
Sou uma das fundadoras, junto com minha sócia Maris Cerqueira.
Com a experiência, poder de fala e realidade dos fatos, entendemos que cada etapa é fundamental tanto na criação dos filhos quanto no desenvolvimento dos negócios das empreendedoras.
Oferecemos conteúdo rico e recursos desenvolvidos especialmente para mães empreendedoras, através de várias ações, que compilamos em uma Clube de assinaturas exclusivo para mães empreendedoras, o ESME.
Se você desejar ser uma “Esmeralda”, deixe um comentário, que teremos o prazer de te enviar os links de participação.
Ah, e se quiser trocar experiência com outras mamães sobre as diferentes fases da maternidade, e demais assuntos do universo infantil, está convidada a fazer parte do grupo de mães Materno Amor Eterno. Solicite o link gratuito.
Considerações finais
A dica de hoje é:
Não pule etapas! Invista tempo em aprendizado e planejamento. Com o suporte certo e os conhecimentos adequados, você pode transformar seu sonho empreendedor em realidade.
“O sucesso não vem do dia para a noite; ele é fruto de dedicação e preparação”, como bem disse o autor Paulo Vieira em seu livro “O Poder da Ação”.
Pergunte-se: “Estou realmente dedicando tempo para aprender sobre meu negócio?” ou “Quais etapas eu poderia explorar melhor?”
Desejo conhecimento e prosperidade para você! 💖
Com carinho,
Pry Ribeiro
Respostas de 2
Simplesmente perfeitooo! Faz muito sentido e realmente, se um bebê não nasce sabendo andar, porque para empreender temos que pular etapas? Ótima comparação! Adorei!!!
Excelente artigo, Pry! Faz todo sentido!!