Por Elaine Callegari
Eles conectam pessoas, culturas e expandem horizontes.
Tem alguma dúvida sobre isso??
Você sabia que existem aproximadamente 7.000 idiomas falados no mundo, atualmente?
No entanto, o fenômeno da globalização que eu tanto falo e admiro, tem feito com que algumas línguas ganhem mais destaques em nível mundial, como o inglês, espanhol e mandarim, enquanto que algumas línguas locais correm o risco de extinção. (triste isso, porém necessário).
Uma das questões mais fascinantes ao estudarmos idiomas é saber o quanto a língua influência o pensamento humano. Por exemplo, algumas línguas possuem palavras específicas para conceitos que não existem em outras. Em japonês, existe a palavra “komorebi”, que descreve a luz do sol que passa entre as folhas das árvores. Sim, é isso mesmo. Muito especifico, né? E lindo também!
Mas, é um termo que não há uma tradução exata em muitas línguas ocidentais.
Os idiomas são muito mais do que simples ferramentas de comunicação.
Eles são chaves para a compreensão cultural, refletem a diversidade do pensamento humano e oferecem maneiras novas de ver o mundo. São partes fundamentais da identidade pessoal coletiva.
Muitas pessoas sentem que certos aspectos de sua personalidade ou sentimentos são expressos de forma mais autêntica em um idioma do que em outro. Para bilingues ou poliglotas, mudar de idioma pode ser como mudar de identidade momentaneamente.
Isso acontece porque cada língua carrega consigo emoções e conotações diferentes. Assim, a linguagem também é um reflexo de nossa individualidade e da nossa experiência de vida!
Os idiomas não são estáticos. Eles são vivos, estão em constante evolução, constante movimento assim como o ser humano.
Novas palavras surgem a todo momento com o avanço da tecnologia, da cultura pop,das redes sociais, enquanto outras caem em desuso.
Falar mais de um idioma é uma habilidade valiosa, permitindo que pessoas se conectem, que culturas diferentes se entrelacem e, dessa maneira, construímos pontes e não barreiras.
Tudo está vivo e pulsando.
E por tudo isso, sou amante fanática da globalização e amante fanática da comunicação.
Por hoje é só pessoal!
Até a próxima!!!
Aqui, Elaine Callegari, Sócia/ Fundadora da Versátil Idiomas, professora de inglês. Uma mulher que ama gente!