Por Valdirene Pereira
Recomeços são sempre difíceis e desafiadores, não é?? E você já parou pra pensar porque recomeços são tão complicados??
Eu penso que recomeçar é difícil porque de certa forma eles estão esfregando na nossa cara o nosso fracasso e também porque vamos combinar que RE-começar não tem o mesmo frescor e graça do começar algo novo.
Quando recomeçamos algo, aquilo já não é novo e ainda tem o peso do fracasso, de não ter ido adiante no tempo certo. E aqui minha amiga cabe o acolhimento, se acolher e entender que tudo tem seu tempo vai te ajudar nesse recomeço.
No mundo existem varias formas de se olhar para os recomeços, várias terapias, tratamentos psicológicos, enfim, acredito que todas elas são validas e atendem a alguém ou não existiriam.
Mas eu quero te mostrar uma forma muito feminina de recomeçar, topa??
Vamos lá!! Como eu já falei em um artigo anterior, nós mulheres somos cíclicas, ou seja, temos quatro fases durante o mês, (reflexiva, dinâmica, expressiva e criativa) e essas fases acompanham nosso ciclo menstrual, cada uma dessas fases dura aproximadamente uma semana. E até aqui ok, certo? (na dúvida, volta lá no outro artigo Loucas ou Cíclicas que você vai entender).
Bom, agora sabendo que somos cíclicas, vamos entender qual a melhor fase para os recomeços, e para isso eu vou falar um pouco aqui da minha experiência e de como gosto de dividir essa retomada.
Pra mim, que sou mãe, filha, esposa, empresária e tantas outras coisas é sempre mais fácil dividir os recomeços em duas etapas, justamente pra não se tornar pesado e eu voltar a fracassar.
A primeira fase da retomada de qualquer projeto é o planejamento, e aqui que esta o pulo do gato, para planejar eu costumo usar a minha fase reflexiva, momento que estou mais introspectiva e que tenho muito mais clareza do que quero fazer e onde quero chegar, então fica muito mais fácil planejar. Mas ATENÇÃO, aqui é só planejamento mesmo, não tente iniciar nada na fase Reflexiva que vai dar ruim!!!
A segunda fase é a execução, e pode ter certeza que usar a sua fase Dinâmica para executar o que foi planejado na fase reflexiva é o caminho mais assertivo pra chegar ao fim de um projeto, pra deixar os recomeços pra trás e se orgulhar dos projetos lindos que você e capaz de colocar no mundo.
Lembre-se sempre de que a cura do mundo começa pelas mulheres, então não deixe nenhum projeto seu na gaveta, ele pode mudar a vida de uma pessoa!!
Fonte:https://www.fashionbubbles.com/comportamento/o-hellcomeco-nunca-e-tarde-para-recomecar-e-fazer-algo-
novo/
Referências:
Gray, Miranda
A Mulher realizada: como otimizar o seu ciclo menstrual para alcançar sucesso e plenitude em todas as
áreas da sua vida / Miranda Gray ; tradução Nátaly Argozino Amaral. — 1. ed. – São Paulo : Editora Pensamento
Cultrix, 2021.
Colunista
Valdirene Pereira
Coach de desenvolvimento humano, mentora de mulheres e especialista em ciclicidade feminina.