Por Maris Cerqueira
Sabemos o quanto tudo que gira em torno do empreendedorismo e da empreendedora se tornou bastante desafiador, e com isso, muitos mitos também se espalharam junto. Isso atrapalha muitas mulheres que sonham em criar o seu próprio negócio, elas acabam deixando seus projetos no papel, e uma ideia que poderia revolucionar o mercado e a vidas de muitas pessoas são deixadas para trás.
Então, para te deixar um pouco mais informada sobre ente mundo e abrir a sua mente, acompanhe comigo esta leitura onde vou te mostrar alguns fatos muito importantes sobre o universo do empreendedorismo e da empreendedora que vão te ajudar a ter uma outra visão sobre este assunto, e quem sabe, te ajudar a alavancar o seu próprio negócio. Vamos lá?
1. Não é necessário muito dinheiro para começar
Certamente, empreender com uma grande quantidade de dinheiro trás bastante segurança e aumenta a margem para poder correr mais riscos, podendo erras mais vezes e aprender com os erros, melhorando o produto ou serviço para o seu público, entretanto, ter muito dinheiro não é um pré-requisito para começar a empreender. Uma grande ideia, ótimos companheiros e força de vontade são os pontos que vão fazer realmente a diferença e dar o ponta pé inicial para o seu negócio.
2. Necessariamente, um empreendimento não te deixa rico
Muitos almejam o sucesso e a independência financeira, porém, nem todas as pessoas ao empreender se tornam pessoas ricas, empreender não é uma fórmula de enriquecimento imediato. Depende muito do tipo de negócio, do mercado, do produto e de outros fatores para que o negócio se destaque em meio aos outros, e se for uma ideia original, ainda é preciso que as pessoas a comprem, a ponto de se tornar uma inovação, uma negócio disruptivo.
Geralmente, um empreendimento leva cerca de 1 a 3 anos para começar surgir resultados positivos, abrindo possibilidade para o empreendedor ter mais estabilidade.
3. Empreendedores não trabalham 24 horas por dia
Muitos acham que o empreendedor por estar à frente do negócio e envolvido em todas as tomadas de decisões, acabam sendo sufocados pela rotina não sobrando tempo para lazer, família e vida pessoal, o que não verdade. É de extrema importância o comprometimento em um empreendimento, porém, não há nenhum impedimento ao organizar e equilibrar o seu tempo para ambos, como a rotina que envolva negócios, para a família e também para se desenvolver.
4. Planejar é preciso
É fundamental que as empresas tenham um plano de negócios. É esse documento que vai guiar os passos do empreendimento e diminuir as chances de erros.
O plano de negócio pode ser estabelecido pelo próprio empreendedor, com a ajuda de especialistas como um contador ou um mentor.
Resumidamente, um plano de negócios é um documento em que você descreve os objetivos do seu empreendimento e traça um roteiro de como pretende alcançá-los.
Lembre-se que, para que uma empresa tenha sucesso, é preciso se dedicar e aprender com constância.
6. Empreendedoras precisam de propósito
No empreendedorismo, o propósito é o motor que permite que você consiga alcançar grandes feitos. A partir daí é que se constrói o que virá a ser o negócio dos seus sonhos.
É importante ressaltar que o propósito é diferente da ideia de um negócio. Enquanto a ideia é a representação do que será seu empreendimento, o propósito deve surgir antes dela ainda. O propósito é o que te move até desenvolver o negócio. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante que o empreendedor tenha em mente o porquê de tudo aquilo. O que deseja alcançar? Qual a sua paixão? O que de fato você quer alcançar com o negócio que pretende criar? E após isso construir o seu negócio próspero.
Me CONTA aqui… gostou dessas dicas???
Respostas de 2
Ótimas reflexões, parabéns Maris
Excelente dicas e conteúdo. Parabéns 💜