Por: Priscila Cristine Ribeiro
As férias são uma oportunidade maravilhosa para criar memórias inesquecíveis com nossos filhos.
Sei que pode ser desafiador para a empreendedora planejar atividades, seja por falta de tempo ou por questões financeiras, por isso, neste artigo vou compartilhar algumas dicas práticas e econômicas que podem transformar as férias em momentos especiais.
Desde que meu filho era muito pequeno eu pesquisei muito e sempre encontrei lugares bacanas para visitarmos em Campinas e região. Conhecemos muuuuitas lugares, vou compartilhar algumas resoluções com vocês.
1. Explore os Espaços Públicos.
Todo município tem praças, bosques e/ou parques.
Praticar esportes, fazer caminhadas ou outras atividades de preferência da família é uma chance de conectar-se com a natureza. Levar as crianças para brincar nestes lugares é uma forma divertida de gastar energia!
2. Frequente estabelecimentos como SESI E SESC.
Estes lugares têm uma vasta programação para todas as idades o ano inteiro.
Nas férias é intensificado ainda mais.
Em janeiro, o SESC realiza o SESC verão e o SESI tem colônia de férias.
Muitas pessoas acham que precisa ser sócio do SESC ou aluno do SESI, mas não.
Se informe.
3. Programações Culturais Gratuitas
Fique atenta à programação de museus, teatros e centros culturais na cidade. Eles frequentemente oferecem atrações com preço acessível e até entrada gratuita, pelo menos em determinados dias da semana.
4. Contação de Histórias e Jogos
Procure bibliotecas ou livrarias que promovam sessões de contação de histórias e empréstimo. Reunir-se em volta de uma mesa pode render momentos bem agradáveis.
Indico o “Caminho da virtude”, que é um jogo de tabuleiro colorido e interativo para estimular os valores com as crianças. Quem quiser encomendar, é só me chamar.
5. Atividades no quintal
Outra ideia fácil e barata é fazer atividades em casa mesmo, mas ao ar livre.
O famoso piquenique no jardim, ou até mesmo cineminha no quintal.
No E-book “Brincando em casa” eu apresento 50 sugestões de atividades para fazer em sua residência. Interessadas podem solicitar, que eu envio em PDF por e-mail.
6. Coloque a mão na massa
Preparar junto com os filhos aquela receita que eles sempre pedem pra você fazer, aquele prato antigo de família, ou testarem uma receita nova, é uma forma de terem um tempo de qualidade juntos,mesmo quando a criança está de férias, e a mãe não.
Você aproveita o momento de preparo da refeição do dia, para manter os laços afetuosos.
Sugiro também a confecção de artesanato e brinquedos.
Se quiser receber um e-book ensinando a construir jogos e brinquedos inclusivos com materiais recicláveis, é só me falar.
7. Crie um Calendário Familiar
Para facilitar o planejamento das atividades, sugiro criar um calendário familiar onde você pode anotar os eventos, atividades e programações.
Assim, fica mais fácil visualizar as opções disponíveis e garantir que você não perca nenhuma oportunidade.
Você pode incluir atividades de curta duração na sua rotina diária (como brincadeiras com lápis e papel, no escritório, entre um atendimento online ou uma reunião e outra), e outras que precisam de mais tempo para serem realizadas (como um passeio) em um dia com mais folga na jornada.
8. Participe de comunidades de Mães
Ao longo dos anos, percebi que muitas mães não sabiam das opções disponíveis na cidade. Comecei a socializar nas redes sociais as minhas descobertas e
criei o grupo de interação e troca de experiências, o Materno Amor Eterno, há 9 anos.
Se você ainda não faz parte, fica o convite.
É só me chamar no direct do Instagram @maternoamoreterno e deixar seu número do celular, para ser adicionada no grupo gratuito no whatsapp.
Outros grupos que você pode quer participar são os da escola, condomínio, clube, entre muitas opções.
Planejar férias com os filhos pode ser uma experiência gratificante quando você tem acesso às informações certas. Espero que essas dicas inspirem você a explorar a sua região e criar lembranças incríveis com seus filhos, sejam crianças ou adolescentes.
O Materno Amor Eterno está em várias redes sociais,com produção diária de conteúdo para as famílias.
Acompanhe todas elas e aproveite as indicações.
E lembre-se: compartilhar conhecimento é uma forma poderosa de ajudar outras mães a encontrarem o que há de melhor na nossa cidade!
Se tiver alguma dica de “onde ir”, “onde ficar”, “onde comer”, “o que fazer com os filhos”, escreva nos comentários.
Com carinho,
PRY RIBEIRO