Por Sônia Zerbinati
A segurança do trabalho é essencial a qualquer empresa e visa garantir a saúde e bem-estar dos empregados, o que gera aumento na produtividade, reduz custos, previne acidentes e salva vidas.
O que é a Segurança do Trabalho?
A Segurança do Trabalho é um conjunto de práticas, normas e ações que visam proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
É importante para identificar e controlar os riscos, promover ambientes seguros e a prevenção de acidentes no local de trabalho.
A área da Segurança do Trabalho envolve a implementação de medidas que atende a legislação e contribui para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Conheça os direitos
Com a Segurança do Trabalho deve atuar nas empresas:
Identificar e Avaliar os Riscos: É importante efetuar uma análise minuciosa das atividades realizadas no local de trabalho para identificar os potenciais perigos e riscos que possam resultar em acidentes ou problemas de saúde;
Efetuar o Controle de Riscos: Após a identificação e análise dos riscos encontrados, as empresas precisam adotar medidas para controlá-los, como a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), a implementação de procedimentos de segurança, a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
Cumprir as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho: As Normas Regulamentadoras (NRs) estabelecem as regras para a segurança no trabalho, as quais devem ser cumpridas para manter um ambiente de trabalho seguro;
Efetuar Treinamentos: As empresas devem promover constantemente a conscientização e o treinamento dos funcionários para evitar acidentes, o que inclui treinamentos sobre o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), procedimentos seguros de trabalho e primeiros socorros.
Efetuar a Gestão de Emergências: Preparar os empregados para lidarem com emergências, como incêndios ou evacuações, com treinamentos específicos ministrados pelos Bombeiros e profissionais qualificados.
Investigar a ocorrência de Acidentes: Quando um acidente de trabalho acontece, é essencial que a empresa investigue as causas, dê todo o suporte necessário ao empregado acidentado e após adote medidas preventivas para evitar futuros acidentes.
Como assegurar a saúde do trabalhador?
Dar atenção à saúde do trabalhador é obrigação da empresa e envolve uma série de atos, como a criação de ambientes ergonômicos, programas de bem-estar, incentivo à prática de exercícios físicos e promoção de uma alimentação saudável. Tudo isso pode ser feito através de treinamentos e palestras com profissionais qualificados.
É importante, também, abordar questões relacionadas à saúde mental dos funcionários, com o suporte e recursos para lidar com o estresse e outros desafios emocionais.
Criar um ambiente de trabalho seguro é essencial. Por isso, a empresa deve fornecer corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) e exigir o seu uso, bem como oferecer palestras e cursos sobre a segurança do trabalho para aumentar o bem-estar dos empregados, a produtividade e diminuir riscos.
As empresas são responsáveis pelo bem-estar dos seus empregados. Por isso, o cuidado com a segurança do trabalho é fundamental para o crescimento da empresa e a satisfação de seus colaboradores.